terça-feira, 21 de agosto de 2007

SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DO ALTO SOLIMÕES

Visão geral da área

Depois da abordagem sistemática da situação atual na área, das tendências e dos potenciais de impacto no Capítulo 2, este visa explorar as inter-relações destes fatores. O foco específico será nas questões que se referem diretamente aos desafios que elas geram para um cenário de desenvolvimento sustentável no âmbito do ordenamento territorial. Estes desafios serão a base para a construção, no próximo item, do cenário de desenvolvimento sustentável para a região do Alto Solimões. São eles:

Concentrar esforços na agregação de valor ao setor mais competitivo

Em termos gerais, a região do Alto Solimões apresenta um baixo grau e pouca tendência de industrialização. Quando se objetiva fomentar e aprofundar cadeias produtivas com a finalidade de gerar emprego e renda e agregar mais valor aos produtos comercializados, deverão ser analisadas as vantagens comparativas que a região apresenta para as cadeias produtivas em questão. No caso do Alto Solimões, o setor que apresenta maior competitividade é o setor pesqueiro. Recursos investidos na industrialização deste setor têm a maior chance de dar retornos satisfatórios, tanto para o setor privado como para o setor público. Portanto, o desafio para o zoneamento é propor um modelo de fomento aos esforços de agregação de valor ao peixe (incluindo o de piscicultura) e aos produtos florestais da região.

Criar opções de renda

O espaço se encontra em área de fronteira, um fato que levanta uma série e questões e é responsável por vários problemas que se mostraram na análise da região. Um destes fatores é a problemática relacionada ao narcotráfico. O narcotráfico representa uma fonte de renda para algumas pessoas na região que não tem outra opção. Após o declínio do setor madeireiro, o desemprego na região aumentou consideravelmente, o que se refletiu na deterioração das condições de vida e no aumento do envolvimento das pessoas no narcotráfico. Portanto, um desafio importante para o zoneamento é de criar outras opções de renda. O setor madeireiro mostra uma leve tendência de recuperação, portanto poderá assumir um papel relevante neste processo, desde que os produtos oferecidos sejam certificados. Mas outros setores econômicos também têm um potencial de geração de renda, especialmente o setor pesqueiro. Há indícios de potenciais em novos mercados, como por exemplo nos produtos florestais não madeireiros, mas falta ainda uma análise sistemática da viabilidade econômica destes produtos. Porém, é na agricultura familiar que se pode criar imediatamente novas opções de renda.