terça-feira, 21 de agosto de 2007

Atividades Econômicas/Setores Produtivos

Introdução

As principais atividades econômicas da região são Serviços e Comércio, a agricultura familiar e a pesca. O maior empregador da região é o setor público, incluindo prefeituras municipais, as forças armadas com cerca de 3000 militares estacionados em Tabatinga, e diversas instituições estaduais e federais. O comércio e os serviços, em grande parte dependem dos salários destes funcionários públicos.
As atividades produtivas geralmente agregam localmente pouco valor aos produtos primários da região. Não há atualmente uma tendência de industrialização.
A região depende da importação de bens de outras áreas. No porto de Tabatinga, o peso das importações efetuados em 2001 superaram as exportações em mais de doze vezes.
Em entrevistas e oficinas com comerciantes e comunitários foi levantado que esta tendência de importação não se refere só a produtos industrializados, mas também a produtos agrícolas básicos como frutas, legumes, verduras, farinha de mandioca, dentre outros.
Neste item serão abordados, portanto, aspectos do Setor Pesqueiro, por seu importante papel atual e pelo grande potencial do mercado de exportação; a Agricultura Familiar, por sua importância para o abastecimento local e a subsistência da população da região; o Setor Florestal por seu potencial regional e a necessidade de implantação de formas sustentáveis da exploração dos seus recursos, tanto os madeireiros como os não-madeireiros; o Setor Mineral por reunir ao mesmo tempo grandes potenciais e riscos ambientais e finalmente as outras atividades com destaque ao Turismo, que hoje apresenta um potencial limitado. A distribuição espacial destas atividades pode ser visualizada no Anexo 02 – Mapa de Atividades Econômicas.