quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Apresentação

O atual bispado da Diocese do Alto Solimões nasceu sob a égide da educação popular conduzida pelo MEB – Movimento de Educação de Base, formando líderes comunitários e agentes motivadores na construção de uma consciência comunitária social e política, na preparação para a vida, formando-se as bases da cidadania.

Ainda são bem visíveis as pegadas da longa caminhada de 12 anos pelos degraus das prioridades e das carências sentidas e reclamadas. Educação com o MEB. Saúde na parceria com o antigo SESP, continuada com a atual FUNASA. Criação e implantação do hospital de São Paulo de Olivença. Demarcação das terras indígenas. Despertar de Políticas Públicas e do próprio povo na descoberta de que qualidade de vida passa pela obtenção de qualidade de alimento com desenvolvimento socialmente justo.

Surgiram muitos projetos demonstrativos, procurando criar, de forma sustentável e participativa de todos, um modo de vida sem que seja preciso pagar por isto com a exaustão das riquezas naturais: o peixe coletado no rio, a madeira extraída na floresta, enfim, e degradação de recursos naturais da biodiversidade.

Os problemas se configuravam como difíceis e insolúveis, porém, quis Deus que as boas parcerias se cristalizassem, tudo ao seu tempo e em boas oportunidades, encontrando, sugerindo e aplicando soluções que permitiram transpor obstáculos.

Temos o PRODESAS – Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões – Diocese, Universidade Federal do Amazonas e INPA, o SOLIFÓRUM – Fórum de Desenvolvimento Integrado do Alto Solimões, o SEVAS – Seminário dos Vereadores do Alto Solimões, hoje no XI, e uma bagagem de muito sucesso e múltiplas parcerias com as mais variadas instituições: Ministério de Integração Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, Superintendência da Zona Franca de Manaus, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Agência Regional de Comercialização do Alto Solimões, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, Comando de Fronteira do Solimões, Programa Calha Norte, Fundação Getúlio Vargas / Instituto Superior de Administração e Economia, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Prefeituras e Câmaras Municipais do Alto Solimões.

Parece que foi ontem, mas já se vão 12 longos anos, quando hoje, continuando as parcerias: Governo Federal, Estadual e Municipal, saímos da era Fernando Henrique Cardoso e Amazonino Mendes e inauguramos novos tempos com o Governo do operário Luiz Inácio Lula da Silva, “Fome Zero” e do engenheiro Carlos Eduardo de Souza Braga, “Zona Franca Verde”.

Nesse clima de vitórias e graças alcançadas é que apresentamos esses trabalhos.
Dom Alcimar Caldas Magalhães
Bispo da Diocese do Alto Solimões