quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PROBLEMAS/ PROPOSTAS/ INVESTIMENTO

Para a identificação de reservatórios de água subterrânea, devem ser realizados trabalhos geológicos expeditos, acompanhados de levantamentos geofísicos (eletrorresistividade). Esses dados são fundamentais para a localização das estruturas reservatórias, que uma vez identificada, são testadas pela sondagem. Os furos para captação da água subterrânea devem ser feitos dentro de padrões técnicos, sob pena de haver o risco de contaminação da água a ser distribuída pelo contato com a água mais superficial, normalmente contaminada pelos dejetos humanos.
A utilização criteriosa de água subterrânea deve ser acompanhada com a realização de esgotamento sanitário, evitando-se assim a contaminação do aqüífero com uma série de vetores responsáveis pelas ditas doenças de veiculação hídrica (verminoses, diarréias etc). Além disso, é ainda necessário um correto tratamento do lixo, com disposição em locais adequados. O gerenciamento correto dessas três questões (água, esgotamento sanitário e lixo) é medida necessária para se reverter a grave questão de saneamento que se observa na região, como, aliás, em todo o restante do interior do Amazonas.
Pode-se antecipar os investimentos necessários para captação de água subterrânea, com valores na faixa de R$ 80.000,00 (por localidade) para os necessários estudos hidrogeológicos, até a fase de perfuração. Não se dispõe no momento de dados sobre os custos das demais fases para a distribuição da água às populações, porém com certeza são valores de investimento insignificantes quando comparados com o retorno gerado pela melhora na qualidade geral da saúde pública.