terça-feira, 21 de agosto de 2007

Outras Atividades Econômicas

O comércio é um dos pontos fortes da sede do município de Tabatinga, motivado e incrementado que foi pela criação da Área de Livre Comércio. Além disso, pela infra-estrutura aeroportuária, por ser sede do CFSOL - Comando de Fronteira do Solimões e da Delegacia da Capitania dos Portos, Tabatinga qualifica-se como um município de importância estratégica econômica, ao mesmo tempo, como porta de entrada e de saída da fronteira brasileira com os demais países localizados na porção oeste da Amazônia Continental.
Apesar da agroindústria mostrar grande potencialidade local, não é expressiva a sua participação na economia da região. O mesmo acontece com a indústria, onde destacam-se olarias, serrarias, extração de seixo e areia, e artefatos de madeira.
Apesar de estar fora da área de abrangência do PROECOTUR, o turismo na região do Alto Solimões está restrito as vizinhanças de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. A existência de hotel de selva nos arredores de Atalaia do Norte demonstra claramente o potencial turístico local, porém atualmente todo o fluxo é articulado e feito via agências de Letícia.
O artesanato típico produzido regionalmente é comercializado, em maior escala na cidade de Letícia, na Colômbia. Sua confecção baseia-se em técnicas indígenas, nas regiões ribeirinhas por artesão de comunidades indígenas, destacando-se as Comunidades de Umariaçu I e II. O labor artesanal de Tabatinga apresenta-se também através de peças fabricadas com técnicas de trançados em fibras naturais, adornos, entalhes em madeira, desenho e pinturas com pigmentos naturais, e utensílios de rituais festivos, aprendidos no repasse de gerações. Os hixkaryána da região, apresentam adornos de maior beleza, em plumarias.