terça-feira, 21 de agosto de 2007

Aumentar o abastecimento local com produtos de ciclo curto como milho e mandioca

A região importa uma quantidade considerável de alimentos básicos, como a farinha de mandioca. Isso mostra que há um mercado local para estes produtos que não está sendo suprido pelos agricultores locais. Este potencial de mercado vai ainda crescer com a instalação da fábrica de ração. Nesta situação, o desafio para o desenvolvimento local é de aumentar a produção local de produtos de ciclo curto como milho e mandioca.
Comparada com outras regiões da Amazônia, a região abordada apresenta uma porção muito pequena de áreas antropizadas. Também não há uma tendência nem um potencial expressivo de aumento das atividades de pecuária ou agricultura mecanizada. As atividades agrícolas acontecem em pequena escala. Para viabilizar o aumento da produção local de produtos de ciclo curto, mencionados acima, poderá ser melhorado o aproveitamento das áreas cultivadas e sub-utilizadas em terra firme, reforçada a assistência técnica permanente, melhoradas as vias de acesso e escoamento destas áreas, como também o aumento da produção nas várzeas.

Prevenir o esgotamento dos recursos naturais de importância econômica na região

O setor produtivo de maior relevância atualmente é o setor pesqueiro. Como a demanda ainda não é saturada, existe possibilidade de continuação de crescimento deste setor. Porém, percebe-se que o estoque pesqueiro já está diminuindo em alguns lugares.
Para viabilizar o crescimento do setor de forma sustentável, portanto é necessário aumentar a produção de peixe através da piscicultura, pesquisar capacidade de suporte de pesca, monitorar e ordenar a atividade pesqueira, incentivar manejo de lagos e agregar valor ao produto.
O mesmo desafio se aplica ao setor florestal, que já mostra uma tendência de aumento de áreas manejadas, aprovadas ou em processo de aprovação junto aos órgãos competentes.
A preocupação com o uso contínuo dos recursos naturais, nos quais se baseia a economia local, também deverá considerar medidas para proteção de áreas chaves para a reprodução dos mesmos, especificamente na pesca onde se observaram práticas predatórias. Em outras áreas é recomendável a criação de unidades de conservação de uso direto para maior controle e uso manejado dos recursos naturais.

Resolver situação de isolamento e fragmentação de áreas protegidas

Na análise da situação fundiária ficou evidente que existem fragmentos de áreas isoladas por terras indígenas. Em outros lugares, existem unidades de conservação descontínuas cuja conectividade futura potencializaria a sua função ecológica.