quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Infra-estrutura de Saúde e Educação

As ações de saúde desenvolvidas na região do Alto Solimões estão sob a responsabilidade da FUNASA – Fundação nacional de Saúde, da SUSAM – Secretaria Estadual de saúde e da SEMSA – Secretaria Municipal, atendem a demanda das populações urbanas e rurais. A região dispõe de 34 unidades de saúde, com 211 leitos e 48 médicos. A assistência médico-hospitalar oferecida, no entanto, ainda é deficiente, obrigando a população a recorrer para os serviços na capital do estado e adicionalmente pelos serviços oferecidos em Letícia.
Nesta área existem iniciativas de outros órgãos presentes na região como, o Ministério da Defesa (Exército Brasileiro), responsável pela gerência do hospital de Guarnição em Tabatinga e a Igreja Batista, que mantêm um hospital no município de Santo Antônio do Içá. A população indígena recebe uma atenção diferenciada, através da implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que articulado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece assistência médica, odontológica e ambulatorial, através de uma equipe médica interdisciplinar e capacitada para atuar nas áreas indígenas, procurando respeitar os valores, crenças e costumes dos grupos étnicos daquela região. Os casos endêmicos mais comuns na região são malária, dengue, diarréia, verminose, hipertensão, parasitose, raiva, micose, furunculose e estomatite. As sedes municipais mantêm campanhas constantes de combate à malária, pré-natal, controle de hipertensão arterial, etc.
As ações educacionais estão sendo desenvolvidas com a integração das esferas federais, estaduais e municipais. A região conta com 27 escolas estaduais, 264 escolas municipais, atendendo a 46 mil alunos em todos os níveis, com cerca de 1.397 professores, distribuídos em 774 salas de aula. No Alto Solimões há pólos de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Benjamin Constant e em todos os municípios, oferecendo a população local à oportunidade de formação em nível superior, nas áreas de Ciências Exatas (matemática) e Humanas (filosofia, pedagogia, letras), além do curso de Educação Física e Programa de Treinamento de Professores do segundo grau – PEFD. A UFAM pretende já no ano de 2003 ofertar o Curso de Agropecuária. Já a UEA - Universidade Estadual do Amazonas (UEA) oferece os cursos de bacharelado em Ciências Políticas, Educação Normal Superior e algumas licenciatura na área de humanas. de . Existe ainda um programa voltado para a educação indígena desenvolvido pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües. Atualmente, a organização Ticuna acompanha as atividades pedagógicas de 93 escolas, distribuídas em toda a região, somando um total de 7.800 alunos indígenas.