terça-feira, 21 de agosto de 2007

Propostas Preliminares de Ações para o Desenvolvimento Sustentável da região do Alto Solimões - Amazonas

O ZEE-P visa elaborar, de forma participativa, um cenário de desenvolvimento sustentável para região que possa nortear tanto as políticas públicas quanto as atividades da iniciativa privada e da sociedade civil. Este cenário é descrição de uma configuração desejada das atividades econômicas, sociais, políticas e culturais, que possibilite o melhor aproveitamento dos recursos e das oportunidades oferecidas e ao mesmo tempo dê respostas aos problemas e conflitos sócio-ambientais que possam prejudicar a sustentabilidade do desenvolvimento da regional.
A elaboração de um cenário definitivo é um processo interativo, baseado num amplo debate que inclui órgãos públicos, sociedade civil e setor privado.

Este debate foi iniciado nas oficinas participativas realizadas nos municípios da região, que contribuíram substancialmente na elaboração dos aspectos do cenário de desenvolvimento sustentável que através deste documento foram sistematizados e consolidados. Esses aspectos servirão de insumo para dar continuidade a este debate, que deverá ainda ser aprofundado e enriquecido com as contribuições e visões dos diferentes atores locais e com alguns estudos que possam ajudar na avaliação da viabilidade das medidas necessárias para atingir o cenário esboçado. Neste item, portanto, este cenário não tem caráter conclusivo, ele visa apenas mostrar o leque de opções que foram identificados nesta primeira etapa do zoneamento.
Seguindo as considerações do item anterior, serão enfatizados cinco aspectos que deverão contribuir na construção de um cenário de desenvolvimento sustentável regional.