terça-feira, 21 de agosto de 2007

CONTRIBUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA MESORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES

CONTEXTUALIZAÇÃO

O Estado do Amazonas compreende 1,577 milhões de quilômetros quadrados, que engloba a Mesorregião do Alto Solimões com 214 mil quilômetros quadrados e formada por 09 municípios, com uma população de 194 mil habitantes e densidade de 0,91 hab/km2, com a sede municipal mais próxima a capital do Estado, a cerca de 1000 km em linha reta.
Esta mesorregião é constituída por uma cobertura vegetal intacta, cercada por rios, lagos, paranás e igarapés, detentora de alta biodiversidade que se associa a um imenso potencial desconhecido e inexplorado.
A constatação da existência de inúmeras instituições federais, estaduais, de ensino, pesquisa e extensão atuando na mesorregião, assim como o grau de conhecimento por elas gerado permite a sua utilização sistemática para a proposição de ações de Desenvolvimento Sustentável. Porém, é necessária, a partir deste momento, a articulação e otimização dos arranjos interinstitucionais na realização destas ações, sob pena de haver duplicidade de atividades, objetivando, adicionalmente, a redução de custos, tanto para as instituições executoras, quanto para os usuários de um modo geral. Muitas das instituições estaduais passam por problemas de fixação de profissionais, alcançando os seus limites operacionais, insuficiência de infra-estrutura técnico-administrativa e de apoio para a realização de suas funções legais, principalmente quando se pretende agir em todo o estado. Portanto, somente através de arranjos institucionais, definindo atribuições e parcerias, aproximação da pesquisa da extensão, ampliação de recursos humanos, investimentos em qualificação profissional, modernização da infra-estrutura física e atuação de forma articulada e sistemática se poderá alcançar os objetivos desejados.